30 Curiosidades sobre gatos que todo gateiro tem vontade de saber
Quando olho para meus gatos, sempre fico pensando em como a complexidade e os mistérios da vida desses seres tão especiais nos cercam. Eu confesso que sou uma verdadeira fã dos gatos: eles são a perfeita combinação entre independência e carinho, e contam ainda com um instinto selvagem que pulsa em suas veias. Não é à toa que eles se tornaram um dos animais de estimação mais queridos e populares do planeta. Quem consegue resistir a um ronronar confortável ou ao famoso jeito deles de sair esfregando a cabeça na gente?
Acredito que nosso convívio com os felinos ensina muito. Para entender um pouco mais sobre nossos amigos de quatro patas e aproximar-me do seu inconsciente intrigante, mergulhei em pesquisas e juntei 30 curiosidades que tenho certeza que vão te impressionar. Prepare-se para se deparar com informações impressionantes sobre a história, o comportamento e as mágicas habilidades desses mestres em agilidade e charme. Que tal?
Mitos e Verdades Sobre Nossos Gatos
1- A Raiz Ancestral: Seu gato tem em seu DNA os genes do Felis silvestris lybica, um gato selvagem nativo da África e do Oriente Médio. Uma história que data de 130 a 160 mil anos!
2- Parentes Poderosos: Embora pareça estranho, o parente selvagem mais próximo do seu gato é o magnífico tigre. 95,6% de semelhança genética são eles que têm, e isso ajuda a explicar toda a agilidade e instintos de caça que seu gato ainda carrega.
3- Vida Longa e Próspera: A maioria dos gatos vive entre 12 e 18 anos, mas não fique surpreso se o seu ultrapassar os 20 anos! Eles podem levar uma vida longa e feliz se bem cuidados.
4- Desvendando a Idade Humana: Quer saber quantos anos humanos tem seu gato? O primeiro ano vale 15 anos humanos. O segundo conta mais 10. A partir do terceiro, soma 4 anos para cada ano felino. Curioso, certo?
5- A Chegada da Sabedoria: A partir dos 7 anos, seu gato pode começar a sinalizar os primeiros sinais do envelhecimento. Eles são considerados idosos a partir dos 12 anos e geriátricos a partir dos 15 anos de idade. Reconhecer essas fases ajuda a cuidar bem deles.
6- Raças de Longas e Curtas Expectativas de Vida: Se a questão é longevidade, raças como Burmês, Siamês, Persa e Gato da Birmânia costumam viver por mais tempo. Por outro lado, Abissínios, Bengals e Ragdolls tem uma expectativa de vida um pouco menor.
7- A Sinfonia dos Miados: Um miado nunca é apenas um miado! Pode ser um pedido de comida, atenção, carinho, ou mesmo sinalizar desconforto ou dor. Prestar atenção nos diferentes tipos de miados e nas situações em que ocorrem é essencial para entender o que ele deseja.
8- O Mundo Sob a Óptica dos Gatos: Gatos também enxergam cores! Eles veem o azul, o roxo, o verde e o amarelo. Embora sua percepção de cores não seja a nossa, eles são mais sensíveis ao movimento e têm uma visão melhor no escuro.
9- O Extremo Ato de Confiança: Quando o seu gato decide dormir aninhado em você, essa é a melhor prova de que ele confia nele. Os gatos são mais vulneráveis quando estão dormindo, e o fato de estarem próximos a esse humano em particular é um sinal de que se sentem seguros e amados.
10- Sinais de Alerta: Mudanças de comportamento, um miado diferente do normal, falta de apetite, isolamento, menos cuidados consigo, diminuição no interesse por brincadeiras são sinais muito fortes de dor. Se você perceber isso, não hesite em consultar o seu veterinário!
11- Consulta de Beleza e Sono: Os gatos são especialistas em se cuidar e se descansar. Eles passam 1/3 do dia se limpando e 2/3 do dia dormindo. Pense cá: num período de 9 anos, chegam a ficar acordados apenas durante 3.
12- A Patinha Preferida: Uma curiosidade divertida: gatas são geralmente destras e machos, canhotos. Você pode observar seu felino ao brincar, assim descobrirá a preferência dele.
13- Um repertório vocal impressionante: você sabia que os gatos fazem cerca de 100 diferentes sons? Impressionante, muito superior aos aproximadamente 10 sons que o cachorro faz. Eles são verdadeiros comunicadores.
14- O número e a variedade: atualmente existem cerca de 40 raças de gatos reconhecidas no mundo, compondo uma população mundial de mais de 500 milhões de gatos domésticos. Uma diversidade encantadora.
15- Super audição: a audição dos gatos é lendária, e não é à toa. A audição deles é superior à dos cães, ela consegue captar sons de alta frequência que nem nós, seres humanos, conseguimos detectar.
16- Atletas de alto desempenho: não subestime a agilidade de um gato! Eles podem atingir velocidades de até 49 km/h, mas apenas para distâncias curtas, e podem pular até 5 vezes a sua própria altura em um único salto. Pura explosão.
17- Recordes de ninhadas: uma gata dá à luz entre 1 e 9 filhotes por ninhada, em média. O recorde, até agora, foi de 19 filhotes, sendo 15 deles sobreviventes. Um desafio para qualquer mamãe.
18- Gato preto, símbolos de sorte: De acordo com algumas culturas, o gato preto significa azar, porém, na Austrália e na Grã Bretanha, está associado à boa sorte e à prosperidade. Quebrando paradigmas.
19- O pódio das raças: O majestoso Persa continua sendo a raça de gato mais popular, seguido de perto pelo amigável Maine Coon e pelo elegante Siamês.
20- Por que não gostam de água: a maioria dos gatos não gosta de água porque o seu pelo não consegue oferecer um bom isolamento térmico quando molhado, deixando-os desconfortáveis e frios.
21- Os bigodes mágicos: Os bigodes de um gato representam muito mais que charme! Eles atuam como sensores táteis super sensíveis, sendo cerca de 12 de cada lado da cabeça, primordiais para a navegação à noite e para a caça.
22- Proteção nas orelhas: Aqueles pequenos penachos de pelo nas orelhas do gato têm uma função muito importante: proteger as orelhas contra poeira, direcionar o som para o canal auditivo e prover isolamento.
23- O incrível GPS do gato: A capacidade dos gatos de voltar para casa mesmo a distâncias longínquas é um mistério até hoje. As teorias são de que possam se guiar pelo ângulo da luz do sol ou que tenham células magnéticas no cérebro, o que as faria agir como uma bússola.
24- Miados que são só para nós: Curiosamente, os gatos não miam para outros gatos . Os miados que você ouve são um tipo de comunicação que eles desenvolveram para se comunicarem com os humanos. Entre eles, usam ronronar e assobiar.
25- Arte da flexibilidade: A flexibilidade de um gato é impressionante. Isto se deve ao fato de que eles têm 53 vértebras em sua coluna, muito mais que as 34 do humanas, o que lhes permite a contorção e os movimentos incríveis.
26- Orelhas-como-antenas: As orelhas do gato são, na verdade, verdadeiras antenas. Elas giram em até 180 graus, captando sons de qualquer direção sem a necessidade de mover a cabeça.
27- Atenção à temperatura : A temperatura normal do corpo do gato varia entre 38ºC e 39ºC. Fique de olho se a temperatura dele cair abaixo de 37ºC ou subir acima de 39ºC, procure um veterinário.
28- Corpo maleável: Sem a clavícula montada ao corpo, um gato passa por qualquer fresta ou buraco, que a cabeça consiga passar, é como se o corpo os moldasse.
29- Padrão do nariz: Assim como nossas impressões digitais, o padrão único no nariz de cada gato é exclusivo. Não existem dois narizes de gato iguais! Sabia disso?
30- Dentição felina: ao nascer, o gato filhote possui 26 dentes de leite, que são eliminados aos 6 meses de idade, quando seus 30 dentes definitivos se fixam.
Espero que desvendar essas curiosidades tenha feito você olhar para seu gato com ainda mais admiração. Afinal, para nós, gateiros de verdade, cada ronronado, cada miado e cada "amassadinha de pão" se tornam ainda mais especiais quando compreendemos a ciência e a singularidade por trás de cada gesto.
Que essa paixão pelos felinos nos inspire a sempre oferecer a eles uma vida plena de amor, respeito e muita dignidade.
Confira mais conteúdos no nosso blog e acompanhe também nossas redes sociais
Tiktok @Comunicat
Instagram @comunicatbr
Facebook @comunicatbr
Youtube @ComuniCat
Comentários
Postar um comentário